O Projeto

O estudo analítico e geométrico das medidas e proporções utilizadas na arquitetura dos templos antigos e grandes monumentos da humanidade nos revelam, notadamente, padrões rítmicos e harmoniosos de elevada beleza e singular plasticidade encontradas na natureza (meio ambiente). Do mesmo modo, proporções humanas se fizeram similarmente presentes na antiga arquitetura greco-romana (em especial). No oriente, o uso de tatames na arquitetura japonesa garantia que o tamanho dos quartos (cômodos) mantivesse uma efetiva relação bem-proporcionada quando da sua utilização por seus ocupantes.

 

Como as pessoas se relacionam como o meio ambiente construído? Quais são as suas necessidades? Como aplicar tais respostas no processo de projeto? Ao constatarmos em indivíduos, mesmo que em pequeno grau, mudanças comportamentais provenientes de sensações e/ou percepções em face à utilização de espaços mal planejados, podemos concluir que o projeto arquitetônico pode e deve ser considerado como um instrumento sintomático de transformação humana. Solicitada para a execução de um projeto residencial voltado para a moradia de um casal com filhos de casamentos anteriores, por exemplo, a Quanta Serviços adotou, no processo criativo (partido arquitetônico), conceitos básicos de organização e harmonização espaciais da antiga arquitetura milenar chinesa – “Feng Shui”, o que proporcionou, quando do término e conclusão da obra, uma convivência mais integrada e harmoniosa entre os seus ocupantes.

 

“A arquitetura como meio de transformação humana, através da percepção do espaço planejado” – esta é a visão da Quanta Serviços: Associar conceitos e reunir recursos a fim de permitir o máximo aproveitamento dos espaços, tornando a moradia mais harmônica e saudável.

 

            Sistemas de controle ambiental tem como fator preponderante promover condições favoráveis ao conforto humano nos edifícios em geral. Uma adequada orientação espacial do projeto bem como a correta disposição das janelas e aplicação dos vidros (sejam do tipo translúcidos, coloridos ou refletivos), que propiciem a ação benéfica dos raios solares e protejam contra uma insolação sufocante, são agentes decisivos para a boa habitabilidade de qualquer construção. Outrossim, a norma de desempenho ABNT NBR 15.575/2013 deve ser igualmente considerada quando da elaboração dos projetos, garantindo, entre outros elementos, um bom isolamento térmico e acústico.

 

            Como diretriz normativa, a Quanta Serviços prioriza a aplicação de sistemas energéticos alternativos, como o consumo de energia solar, compostagem no tratamento de resíduos, captação e armazenamento das águas pluviais e orientação espacial dos seus projetos em consonância aos fatores climáticos locais, a fim de proporcionar o máximo beneficiamento para a preservação do meio ambiente (Edifícios Verdes). Ao mesmo tempo, sempre quando possível, explora e pesquisa metodologias para a racionalização das construções, como a utilização de sistemas estruturais autoportantes e kits industrializados para instalação dos componentes hidráulicos e elétricos nas obras.

Deseja saber sobre algum assunto?

Esse é o espaço para sugerir artigos e dicas. Se você tem um projeto ou esta construindo, reformando, entre em contato.

REFORMAS E CONSTRUÇÕES

PROJETOS DE ARQUITETURA

LAUDOS TÉCNICOS

REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS